fbpx

Como é morar no Japão

Neste novo artigo o assunto é ” Como é morar no Japão “

Seja sozinho ou com a família, viver no Japão, é uma experiência muito diferente de qualquer país ocidental por causa da grande diferença cultural.

No ano de 1990 fui lá para trabalhar como dekassegui (significa “trabalhar fora de casa”) e digo que foi uma ótima experiência apesar das dificuldades que qualquer pessoa tem quando mora fora do seu país de origem.

A cultura ocidental e a cultura japonesa, diferem não apenas nos costumes gerais e hábitos alimentares, mas também em várias características, como educação, religião e padrões de pensamento.

Para entender um pouco melhor como é a vida no Japão, veja abaixo algumas vantagens e desvantagens de viver no país que ainda é considerado a segunda maior potência econômica do planeta.

Vantagens

  • Educação. O povo japonês é extremamente educado, as pessoas comportam-se bem, respeitam, seguem regras e fazem muitas atividades em grupos. É essencial que esteja familiarizado com as regras básicas de etiqueta.
  • Serviços de alta qualidade. No Japão, o cliente é tratado com o maior respeito e polidez. Em todos os lugares você é muito bem recepcionado.
  • Limpeza. Não há praticamente lixo nas ruas, a cultura japonesa manda você carregar seu lixo na mão ou em um saco até chegar em casa. Os banheiros públicos são limpos e bem cuidados, porque todos zelam por isto.
  • Transporte. O serviço de transporte é de altíssima qualidade, além de pontual , moderno e seguro.
  • Segurança. O país é muito seguro, a taxa de criminalidade é muito baixa..
  • Saúde. A medicina pode ser considerada boa e o sistema de saúde é excelente, não há filas nos hospitais.

Desvantagens

  • Comunicação. Tudo lá é em japonês. O inglês pode ser útil mas necessário mesmo é a lingua japonesa então para evitar complicações e facilitar a sua vida é melhor que você aprenda.
  • Difícil de fazer amizades. O povo japonês é muito reservado e, por isso muitos relatam ser difícil fazer amizades no início.
  • Horário de trabalho. A rotina é muito desgastante. A maioria trabalha de segunda a sábado com uma alta carga horária. Chegam cansados do serviço e fazem sempre a mesma coisa: tomar banho, jantar, cuidar das crianças, arrumar a casa, das coisas para o dia seguinte, assistir um pouco a tv e vão dormir.
  • Terremotos. É esperado, você tem que estar preparado. Na verdade elas são frequentes mas em magnitudes diferentes e muitas vezes nem são percebidos.

O Japão ainda é o sonho de muitas pessoas, tem uma cultura fascinante e milenar, ter a oportunidade de encontrar um emprego e trabalhar lá é sempre algo que atrai milhares de pessoas do mundo todo.

Sem dúvida, no início de sua estadia será necessário um tempo para se adaptar e se acostumar à nova vida. Você irá ter muitas despesas mas depois, assim como em qualquer outro país, você terá que se organizar, procurar controlar melhor os gastos e assim não precisar trabalhar tanto, mas somente o necessário para ter uma vida mais saudável e prazerosa.

 

É verdade trabalha-se muito lá, na maioria das empresas há muitas horas extras e o funcionário tem que ficar até tarde no trabalho mas muitos também levam uma vida “normal” trabalhando só oito horas por dia , de segunda a sexta-feira.

Existe muita diversão gratuita como fazer piqueniques, caminhadas, escaladas, pescarias, visitar castelos, monumentos históricos, etc. Tem muitos restaurantes que não são caros, karaokês (paixão dos japoneses), bares, discos, cinemas, shoppings, parques de diversões e os temáticos famosos como Tokyo Disneyland, Universal Studios, etc. tudo normalmente bem concorrido.

Viajar no Japão é relativamente caro por isto um bom planejamento com as despesas é necessário, por exemplo agendar o hotel ou o alojamento com antecedência pela internet vai evitar muitos dissabores, porque dependendo da época há falta de vagas e os preços são mais “salgados”.

Digo sempre que devemos aproveitar a vida, administrar bem o nosso tempo, porque isto passa muito depressa, fazer logo aquele curso ou algo que você sempre quis, não ficar adiando porque amanhã talvez pode ser tarde demais.

Para aquele que vai ao Japão sem poder levar alguém ou a família junto, as vezes é mais difícil querer morar lá mas tem também aqueles que não ligam de irem sozinhos e até mesmo preferem.

Por isto achar se vale a pena ou não viver lá vai depender de uma pessoa para outra.

Fui para lá sozinho mas logo em seguida consegui levar a minha família e na minha opinião acho que realmente valeu a pena!

Obrigado pela atenção, abraços a todos…Sayonara!

Até a próxima!

Partilhe

Como é morar no Japão

Veja aqui mais sobreComo é morar no Japão

Os Mais Recentes Posts

Quer aprender Japonês?

Grátis

Workshop de Hiragana e Katakana ao Vivo

Workshop de Hiragana e Katakana - Pode rever todas as aulas de hiragana e katanaka e ainda tem acesso aos documentos para baixar e pode fazer os exercícios disponíveis em cada aula.

Grátis

Exercícios de Treino Para Exame JLPT N5

NOVO! Agora poderá fazer exercícios de treino para o exame de proficiência da língua Japonesa JLPT N5.

GRÁTIS
Japonês Por Situação

Japonês Por Situação

Neste curso vamos aprender o que poderá dizer em situações do dia a dia. Durante as próximas semanas serão adicionadas novas aulas a este curso! Fique atento!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *