10 Invenções Japonesas Inovadoras da História
Neste artigo vamos indicar 10 Invenções Japonesas Inovadoras da História que influenciaram e continuam a influenciar o mundo.
Quando pensamos em invenções criadas no Japão sempre pensamos em tecnologia. De fato muitas das invenções descritas neste artigo são relacionadas a tecnologia, mas ainda assim menciono algumas que não são tecnológicas.
Muitas das invenções mencionadas nesta lista você usa no dia a dia ainda hoje, mas algumas acabaram por cair em desuso, mas independentemente de algumas já não serem usadas hoje em dia, acabaram por deixar a sua marca na história.
Vamos então ver as 10 Invenções Japonesas Inovadoras da História.
1 - Memória Flash
Este tipo de memória é usada em PEN Drives e em cartões de memória que se usam por exemplo em câmeras fotográficas.
A memória flash (ambos os tipos, NOR e NAND), foi inventada pelo Dr. Fujio Masuoka enquanto trabalhava para a Toshiba em 1980. De acordo com a Toshiba, o nome “flash” foi sugerido por um colega do Dr. Masuoka, Sr. Shoji Ariizumi, pois o processo de apagamento do conteúdo da memória se assemelhava ao flash de uma câmera fotográfica.
O Dr. Masuoka apresentou a invenção ao IEEE 1984 International Electron Devices Meeting (IEDM) realizada em San Francisco, Califórnia. A Intel viu o enorme potencial da invenção e introduziu o primeiro chip flash comercial do tipo NOR em 1988
2 - Walkman
A 1 de julho de 1979, 16 anos após a empresa holandesa Phillips desenvolver a tecnologia de cassetes, a Sony lançou o TPS-L2 Walkman, um leitor de música portátil e pessoal que revolucionou a maneira como as pessoas ouviam música.
O cofundador da organização, Masaru Ibuka, cansado de carregar o volumoso gravador de cassetes TC-D5 em viagens de negócios, pediu ao vice-presidente executivo Norio Ohga para projetar uma versão estéreo somente para reprodução otimizada para uso de fone de ouvido (o dispositivo original tinha dois conectores de fone de ouvido, então duas pessoas podiam ouvir ao mesmo tempo).
Previsto para vender cerca de 5.000 unidades por mês, vendeu mais de 500.000 nos primeiros dois meses.
3 - CD
Foi criado em conjunto pela Sony e Philips, o CD e o CD player foram originalmente destinados para serem um substituto para os antigos discos de vinil, mas com o tempo se mostraram muito eficazes também como meios de armazenamento de dados em geral, através do CD-ROM e, em seguida, do CD-R.
A Philips e a Sony criaram uma força-tarefa conjunta de engenheiros, para desenvolver um novo disco digital de áudio. A força-tarefa, liderada por membros proeminentes da Philips, Kees Schouhamer Immink, e Sony, Toshitada Doi, progrediram na pesquisa em tecnologia-laser e discos ópticos digitais que tinha sido iniciada de forma independente pela Sony em 1975 e pela Philips em 1977.
4 - DVD
Criado pela Sony e pela Philips em conjunto, o DVD foi anunciado em 1995 e concluído em setembro de 1996.
Os primeiros DVD players e discos estavam disponíveis em Novembro de 1996 no Japão, nos Estados Unidos em Março de 1997, na Europa em 1998 e em 1999 na Austrália.
Em 2003, as vendas e locações de DVD superaram às de VHS. Grandes varejistas norte-americanos pararam a venda de fitas VHS entre 2002 e 2003. Em junho de 2005, o Wal-Mart e outros varejistas anunciaram planos de eliminar totalmente o formato VHS, em favor do formato DVD.
5 - Relógio de Pulso de Quartzo
A história do cristal de quartzo como instrumento de cronometragem começou em 1880, quando Pierre Curie (futuro marido de Marie) e seu irmão mais novo, Jacques, descobriram suas propriedades piezoelétricas.
O primeiro relógio de quartzo foi construído pelos Laboratórios Bell 47 anos depois, provando ser muito mais preciso do que seu equivalente mecânico.
O próximo grande desafio foi espremer todos os componentes do relógio em um relógio de pulso. Não é uma tarefa fácil. A Seikosha se tornou a primeira empresa a conseguir isso com o lançamento do Seiko Quartz Astron no dia de Natal de 1969, uma data que fica gravada na história da relojoaria.
6 - Código QR
Um código QR (um acrônimo para código de resposta rápida em inglês – Quick Response) é um tipo de código de barras em matriz (ou código de barras bidimensional) inventado em 1994 pela empresa automotiva japonesa Denso Wave.
Um código de barras é uma etiqueta óptica legível por máquina que contém informações sobre o item ao qual está anexado. Na prática, os códigos QR geralmente contêm dados para um localizador, identificador ou rastreador que aponta para um site ou aplicativo.
Um código QR usa quatro modos de codificação padronizados (numérico, alfanumérico, byte / binário e kanji) para armazenar dados com eficiência.
7 - Emoji
A palavra “emoji” é uma palavra composta de duas palavras japonesas que significam “E – 絵” desenho e “MOJI – 文字” caractere, os emojis apareceram pela primeira vez no Japão no final do século XX.
O SkyWalker DP-211 SW, lançado pela Softbank (então conhecido como J-Phone) a 1 de novembro de 1997, foi considerado o primeiro telefone móvel a apresentar os pictogramas. Foram 90 no total, todos em preto e branco, incluindo o símbolo icônico de cocô.
Dois anos depois, Shigetaka Kurita projetou um conjunto de 176 imagens coloridas semelhantes a desenhos animados usando uma tela de 12 por 12 pixels para o Docomo. Existem agora mais de 3.000 emojis no padrão Unicode. O “rosto com lágrimas de alegria” é considerado o emoji mais usado.
8 - Pavimento Tátil
Querendo ajudar um amigo que estava ficando cego aos poucos, Seiichi Miyake usou seu dinheiro para criar tijolos táteis (também conhecidos como blocos tenji) para que os pedestres com deficiência visual pudessem ser alertados sobre os perigos que se aproximavam, como calçadas ou bordas de plataformas em estações de trem.
Desenvolvido em 1965, as superfícies amarelas, com pontos e barras, foram instaladas ao longo de uma rodovia perto de uma escola para cegos em Okayama, dois anos depois.
Na década seguinte, todas as plataformas da Japan National Rail foram obrigadas a incluir esta invenção. A pavimentação tátil acabou se tornando comum nos países ocidentais na década de 1990.
9 - Karaoke
A palavra Karaoke é uma palavra composta por KARA カラ que significa Vazio e OKE オケ que significa Orquestra.
Conhecido como o inventor do karaokê, Daisuke Inoue foi descrito na revista Time como “um dos asiáticos mais influentes do século 20”.
Em 1971, sua banda forneceu back-up music em clubes para empresários que queriam subir ao palco. Solicitado por um cliente para acompanhá-lo em uma viagem de negócios em 1971, ele não pôde comparecer. Em vez disso, porém, ele forneceu uma fita gravada.
Percebendo seu potencial, o baterista construiu uma máquina de karaokê com um som de carro, uma caixa de moedas e um amplificador que alugou a bares em Kobe. Como ele não patenteou a invenção, Inoue perdeu milhões. Você pode até desfrutar do karaokê enquanto anda em um dos trens japoneses de última geração.
10 - Trem Bala Shinkansen
Às 6 da manhã do dia 1º de outubro de 1964, dois trens-bala partiram simultaneamente das estações de Tóquio e Shin-Osaka, marcando a inauguração do Shinkansen Série 0.
Lançados nove dias antes da cerimônia de abertura das Olimpíadas de Tóquio, esses trens atingiram velocidades de até 130 milhas por hora (210 km / h), tornando possível ir da capital a Osaka em cerca de quatro horas, quase três horas a menos do que o expresso limitado convencional.
Hoje, essa viagem pode ser feita em duas horas e meia no trem-bala Nozomi com uma velocidade máxima de cerca de 320 quilômetros por hora. (320 km / h).