fbpx

15 Motivos para Aprender Japonês

Hoje trago 15 Motivos para Aprender Japonês ou continuar a aprender se já tiver começado.

Desde motivos profissionais, pessoais, de saúde ou até em tom de brincadeira (do 11 ao 14), a verdade é que os motivos para aprender japonês nunca mais acabam e essa lista de 15 poderia ser ainda maior.

Então, venha daí conhecer os motivos que eu escolhi para o motivar ainda mais para esse desafio que é aprender a língua japonesa!

1. Aprender uma nova língua retarda o envelhecimento do cérebro

Um estudo realizado pela Universidade de Edimburgo, na Escócia, e publicado na revista Annals of Neurology provou que aprender uma nova língua retarda o envelhecimento do cérebro, mesmo quando o aprendizado começou já na fase adulta. 

Para além disso, está provado também que aprender um novo idioma desenvolve a criatividade e a memória e que protege as pessoas de distúrbios cerebrais, podendo até retardar a doença de alzheimer em pelo menos 5 anos. 

Outras pesquisas mostram que falar mais de uma língua aumenta a inteligência cognitiva e pode ajudar pacientes a se recuperar melhor de um Acidente Vascular Cerebral (AVC).

São vários os benefícios que aprender japonês pode trazer, mas quer melhor motivo que melhorar a sua saúde?

2. Conseguir ler manga (漫画) original

Certamente saberá o que é manga (漫画), mas para quem não conhece trata-se de uma história em quadrinhos desenhada por um cartunista, chamado de mangaka (漫画家).

Para ler manga (漫画) da forma correta, você deve ler da direita para a esquerda, o que significa que o que para os ocidentais seria o fim da revista é, na realidade, o começo. Os quadrinhos e os balões dos diálogos seguem, também, essa regra: da direita para a esquerda e de cima para baixo.

Se você gosta de manga (漫画), mas não sabe falar japonês, aqui tem um bom motivo para aprender a língua, já que muito do conteúdo não se encontra traduzido e poderá estar perdendo muito material interessante.

reading manga

3. Conseguir ver anime (アニメ), dorama (ドラマ) e filmes em japonês sem legenda

É fã de anime (アニメ)? Gostava de ver mais dramas japoneses, conhecidos por dorama (テレビドラマ)? E filmes? Sabia que o cinema japonês é um dos maiores e mais aclamados cinemas mundiais?

Tal como acontece com o manga (漫画), muito desse conteúdo não está disponível traduzido, ou então é traduzido apenas para o inglês. Assim que, ao aprender japonês, pode quadruplicar suas fontes culturais, de entretenimento e de informação.

Já imaginou o que seria poder ver tudo o que quisesse sem depender da disponibilidade e qualidade de traduções e legendas?

4. Enriquecer o currículo com um fator diferencial

Independente da sua área de interesse, de formação ou objetivos profissionais, apresentar a língua japonesa no currículo é um fator diferencial com bastante peso, pois a maioria das pessoas opta por aprender línguas mais próximas da sua realidade, como inglês ou espanhol.

Assim, aprendendo japonês, não só você estará se destacando do resto dos candidatos (é uma habilidade requisitada, porém com pouca concorrência), como também poderá dizer muito sobre você enquanto pessoa, já que para aprender japonês é preciso empenho, dedicação, foco e vontade de enfrentar desafios: características muito valorizadas num profissional.

5. Trabalhar no Japão, numa empresa multinacional ou expandir o seu próprio negócio

Sabia que, segundo dados do FMI, o Japão é a terceira maior economia do mundo e que é líder em áreas como pesquisa científica, médica, inovação e desenvolvimento tecnológico?

No seguimento do ponto anterior, se tem interesse em trabalhar no Japão, numa empresa multinacional fora do Japão (japonesa ou que tenha qualquer relação com o país), ou até expandir o seu próprio negócio para o Japão, aqui tem mais um motivo para aprender japonês!

No caso de querer trabalhar no Japão, é quase indispensável saber a língua, já que as possibilidades são muito maiores para essas pessoas. No caso de querer trabalhar numa multinacional, pode ser uma grande oportunidade profissional com pouca concorrência, já que são poucas as pessoas que dominam a língua. 

Para além disso, saber japonês pode ser uma enorme vantagem para trabalhar em alguns dos maiores grupos e marcas do mundo, como a Toyota (トヨタ自動車株式会社: Toyota Motor), a Honda (本田技研工業株式会社: Honda Motor Company, Limited), a Sony (ソニー株式会社: Sony Corporation) ou a Canon (キヤノン株式会社: Canon, Inc.).

Então, está à espera de quê para abrir as portas que lhe dão acesso a todas essas novas oportunidades profissionais?

6. Poder vir a ensinar japonês

Atualmente, cada vez mais pessoas estão interessadas em aprender japonês e, por isso, existe uma maior demanda por professores de japonês qualificados.

Se gosta de línguas e de ensinar, porque não optar por uma língua totalmente diferente e com menor concorrência? Como não há assim tantos professores habilitados para ensinar essa língua, essa seria outra oportunidade profissional boa para si.

Então comece já a aprender para logo poder estar ensinando a outros, construindo sua própria carreira de professor(a) de japonês!  

ensinar japones

7. Estudar em uma universidade japonesa

Se quer ter a experiência de estudar fora do país, saiba que o Japão é uma excelente opção para isso. Para além de ser um país muito atrativo para jovens, em termos culturais, tem um sistema educacional de alta qualidade, que é uma referência no mundo inteiro.

Várias universidades do país são regularmente listadas no top mundial, como por exemplo a Tokyo Daigaku (Universidade de Tóquio 東京大学, abreviado como Todai 東大), que é considerada a quinta melhor universidade da Ásia (a melhor do Japão) e aparece entre as 40 melhores do mundo, segundo o ranking de 2020 da Times Higher Education, atraindo uma grande porcentagem de estudantes internacionais. 

Para além dessa universidade, há outras que frequentemente também entram para o ranking das melhores do mundo, como a Tokyo Kogyo Daigaku (東京工業大学, também conhecida por Tokodai, Tokyo Tech ou TiTech), que é maior instituição do país dedicada à ciência e tecnologia, ou a Kyoto Daigaku (京都大学, abreviado como Kyodai 京大), conhecida por promover o “espírito de liberdade”. Uma curiosidade é que vários ganhadores do Prêmio Nobel saíram destas universidades.

Apesar de começarem a existir mais cursos ministrados em inglês, é muito mais benéfico para você se compreender o idioma e acaba, também, tirando muito mais proveito de toda a experiência.

Saber japonês pode até dar-lhe a oportunidade de ganhar um intercâmbio para o país, por isso aqui tem um ótimo motivo para aprender a língua.

8. Conseguir se comunicar quando visitar o Japão

O Japão tem despertado o interesse de turistas de todo o mundo e o turismo tem crescido muito rapidamente nos últimos anos. 

Segundo dados da Organização Mundial do Turismo, o Japão é o 11º país mais visitado no mundo. Assim que, se gosta de viajar e uma das suas viagens de sonho é o Japão, saiba que terá uma experiência bem mais completa se souber falar japonês.

Por ser uma realidade tão diferente daquela a que estamos habituados, será benéfico saber comunicar-se para não se sentir perdido, principalmente se quiser visitar cidades menos turísticas.

Ao saber japonês pode pedir indicações, perceber os menus dos restaurantes, compreender as promoções das lojas, receber recomendações dos habitantes locais (que conhecem sempre os melhores lugares), para além de poder poupar em tradutores e guias turísticos que falem a sua língua.

VAMOS FALAR JAPONÊS_

Mesmo que não entenda tudo o que estiver escrito em kanji (漢字), será pelo menos capaz de soletrar a paragem de trem para onde quer ir ou pedir sushi (し) num restaurante. Em Kyoto (京都市), por exemplo, as ruas estão organizadas em grelha e não têm nomes, mas sim números. Portanto, desde que saiba contar até 10 dificilmente se irá perder.

Para o próximo ano o Japão irá sediar as Olimpíadas, que seriam este ano, mas que acabaram sendo adiadas para o verão de 2021, por conta da pandemia. Portanto, além das habituais atrações do país, aqui tem mais um ótimo incentivo para o visitar e começar logo a aprender a língua japonesa, para poder aproveitar essa oportunidade ao máximo!

9. Explorar a cultura nipônica

Sendo um país milenar, o Japão detêm uma riqueza histórica e cultural imensurável, que mistura tradição com modernidade.

O problema é que muitas coisas interessantes relacionadas com a cultura nipônica não estão traduzidas e, assim, saber japonês é muito importante para poder ir buscar informação diretamente na fonte e conhecer a cultura mais a fundo.

Se tem interesse em explorar aspetos culturais como a sua relação especial com a natureza, a arte da dobragem do papel, conhecida como origami (折り紙), a música do Japão, com vários estilos distintos (mais tradicional ou mais moderna), o teatro Kabuki (歌舞伎) e Noh (能), toda a gastronomia típica do país, as diversas artes marciais japonesas, como karaté (空手), jiu-jitsu (柔術) ou judô (柔道), os variadíssimos festivais japoneses e rituais religiosos, todas as formas de entretenimento à sua disposição, a mais recente cultura dos jogos eletrônicos ou toda a cultura pop característica do país, não tem desculpa para não aprender nem que seja um pouco de japonês.

Se em tempos o Japão foi um país mais isolado do resto do mundo, atualmente isso já não é verdade e toda a gente tem acesso a todas essas facetas diversificadas da cultura japonesa, que é cada vez mais internacional.

Durante o próprio processo de aprendizagem do japonês, aprenderá sobre diversos aspetos da história, cultura e sociedade japonesa. Assim que aprender a língua fará com que você possa desfrutar mais intensamente de tudo isso. 

10. Fazer amigos japoneses

Aprender um idioma diferente do nosso permite-nos socializar com pessoas de diferentes culturas.

O povo japonês é geralmente conhecido por ser um povo extremamente educado, amigável, respeitoso, gentil, trabalhador, dedicado, humilde, inteligente, bondoso e civilizado. Tudo características que ninguém se importa de ter num amigo, verdade?

Fazer amigos japoneses é fantástico, e se soubermos japonês conseguimos mais facilmente interagir com eles. Ao mesmo tempo, temos alguém nativo com quem praticar o idioma e melhorar cada vez mais, conhecer melhor a cultura, ter alguém de confiança que nos possa mostrar o país se formos viajar para lá, ou até mesmo que nos pode ajudar e orientar se tivermos o objetivo de nos mudarmos em trabalho ou estudos. 

Independente disso, um amigo japonês é alguém com quem pode contar e que estará sempre disposto a ajudá-lo. Quer melhor motivo que esse para começar logo a aprender a língua japonesa?

11. Conquistar a crush japonesa com maior facilidade

Está encantado(a) com aquele(a) japonês(a) que veio fazer intercâmbio na sua universidade? Ficou interessado(a) no(a) japonês(a) que veio em trabalho à sua empresa? 

Até aí tudo normal, pois para além das qualidades que caracterizam os japoneses, são também um povo muito bem-parecido, sendo que no caso das mulheres são até consideradas das mais bonitas do mundo inteiro!

Mas e agora como iniciar uma conversação?

Pois bem, aprendendo japonês! A língua japonesa é a ponte para que uma crush possa passar a um próximo nível mais facilmente. 

Já pensou nos mal-entendidos que às vezes pode haver entre português de Portugal e português do Brasil, sendo o mesmo idioma? Então imagine entre português e japonês! Não queremos que isso aconteça, nem queremos começar com o pé errado, não é mesmo? Para além disso, ao falar em japonês vai demonstrar que o seu interesse é real e que se esforçou para conhecer a pessoa, ganhando logo mais uns pontinhos.

Apesar de estar de brincadeira, já viu que aprender japonês pode até melhorar a sua vida amorosa? 😁

12. Para se poder gabar e impressionar as pessoas

Ainda que esteja falando um pouco em tom de brincadeira, a verdade é que o japonês é um idioma que normalmente à primeira vista é considerado difícil.

Por ser tão diferente do português ou mesmo do inglês, poderá surpreender e impressionar muitas pessoas, que irão admirar os seus esforços e considerá-la uma pessoa muito inteligente por estar aprendendo algo tão difícil.

Mas tenho um segredo para lhe contar: apesar de ter três sistemas de escrita distintos (hiragana 平仮名, katakana カタカナ e kanji 漢字), ao contrário do que possa parecer, dominar a escrita japonesa não é tão difícil quanto isso! Os kanji (漢字) demoram um pouco mais a ser memorizados, mas hiragana (平仮名) e katakana (カタカナ) é algo que consegue aprender relativamente rápido. Para além disso, as regras de pronúncia são bastante normais e as bases da gramática são bastante simples.

Então, aqui tem a oportunidade de aprender uma língua que a maioria acha muito complicada, para se poder gabar e parecer uma pessoa altamente inteligente, quando na realidade não teve tanta dificuldade assim!  😎

13. Xingar as pessoas sem elas entenderem

Sabe quando uma pessoa faz algo que a deixa mesmo chateada e com uma grande vontade de a xingar logo de seguida? É uma coisa feia e como a gente não quer ser mal-educado acaba por não fazer.

Mas e se xingar em japonês? A pessoa nunca vai entender e não terá que reprimir o que sente no momento. 

Então, se é uma pessoa que reprime sempre esse tipo de coisas, aqui tem um bom motivo para aprender japonês! Obviamente estou brincando, mas nunca se sabe quando pode ser um motivo válido, e qualquer motivo é bom para aprender o idioma. 😛

Além disso, os xingamentos japoneses ou palavrões, chamados de warui kotoba (悪い言葉), não são tão ofensivos como os nossos, pelo que acaba por ter uma oportunidade de xingar de forma mais leve.

14. Para finalmente entender que chinês e japonês são línguas diferentes

Parece brincadeira (e efetivamente é), mas ficaria impressionado com a quantidade de pessoas que não conseguem entender a diferença entre chinês e japonês ou que pensam até que são a mesma língua, como português de Portugal e português do Brasil.

Apesar do japonês utilizar os kanji (漢字), que são efetivamente chineses, tudo o resto não tem nada a ver.

Se faz parte desse grupo de pessoas e quer finalmente entender que não é tudo a mesma coisa, a melhor maneira é mesmo aprender o idioma!

Vai-se surpreender quando entender que os japoneses não dizem “pastel de flango” e sim “pasuteru de furango”, ao contrário do que pensava até este momento. Aqui fica a primeira dica: os chineses não conseguem dizer a letra “r”, e utilizam o “l” no seu lugar; por outro lado, os japoneses não conseguem dizer a letra “l” e utilizam o “r” no seu lugar. Totalmente o contrário! 

As restantes diferenças terá que descobrir ao aprender japonês! 😉

15. Criar autonomia para não precisar de tradução

Independente de qualquer outro motivo que tenha para aprender japonês, e em jeito de resumo, o mais geral é o de criar autonomia e ser independente ao ponto de não precisar de tradução.

Seja para trabalhar, estudar ou morar no Japão, por ter interesse na cultura, para aproveitar todas as fontes de entretenimento que o país oferece, para fazer novos amigos, para viajar e conhecer o país, por simplesmente gostar de aprender línguas novas, ou por qualquer outro motivo, é inegável que conseguir ser independente e autônomo no idioma só lhe poderá trazer vantagens e o deixará muito mais seguro e confiante!

15 Motivos para Aprender Japonês

Então, está à espera de quê? Acesse logo os meus cursos gratuitos de Hiragana (平仮名), Katakana (カタカナ) e Japonês por Situação e comece já a aprender! Fique atento e subscreva a newsletter, pois em breve irei abrir mais uma turma do curso de Japonês Passo a Passo com um preço super especial! Siga-me, também, nas redes sociais para ter acesso a conteúdo novo e exercícios todos os dias.

Se gostou deste artigo, partilhe com os seus amigos!

15 Motivos para Aprender Japonês

Quer aprender Japonês?

Veja aqui os meus cursos.

Clique aqui para ver todos os nossos blog posts

Leia aqui 20 Palavras Japonesas Derivadas do Português

Siga as minhas redes sociais para ter sempre conteúdo novo:

Facebook

Instagram

Youtube

Partilhe

15 Motivos para Aprender Japonês

Os Mais Recentes Posts

Quer aprender Japonês?

Grátis

Workshop de Hiragana e Katakana ao Vivo

Workshop de Hiragana e Katakana - Pode rever todas as aulas de hiragana e katanaka e ainda tem acesso aos documentos para baixar e pode fazer os exercícios disponíveis em cada aula.

Grátis

Exercícios de Treino Para Exame JLPT N5

NOVO! Agora poderá fazer exercícios de treino para o exame de proficiência da língua Japonesa JLPT N5.

GRÁTIS
Japonês Por Situação

Japonês Por Situação

Neste curso vamos aprender o que poderá dizer em situações do dia a dia. Durante as próximas semanas serão adicionadas novas aulas a este curso! Fique atento!

15 Motivos para Aprender Japonês

1 comentário em “15 Motivos para Aprender Japonês”

  1. David Simon Bergmann

    Estou aprendendo japonês para poder conversar com a minha neta SOPHIE BERGMANN IKESAKA.

    DAVID SIMON BERGMANN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *