Curiosidades sobre o Konbini no Japão
Olá, caro leitor! Meu nome é Julio Katuhiro Arakaki, sou o pai da Arakaki Sensei e neste meu primeiro artigo estou escrevendo sobre os “Konbinis” que provém do inglês “Convenience Stores”, já ouviram falar?
Lógico que sim.
Os Konbinis São Muito Mais do Que Mini Mercados
São lojas tipo pequenos supermercados que existem não somente no Japão, mas no mundo todo, certo? Mas que sejam iguais ou melhores dos que existem lá duvido! Digo isto porque elas estão espalhadas por lá em todos os lugares. Mais de 50,000 konbinis podem ser encontrados espalhados pelo Japão. Você pode não acreditar, mas sempre encontrará uma perto da sua casa, e elas oferecem produtos com qualidade, serviços baratos e são muito populares porque estão abertas 24 horas, 7 dias na semana.
A lista é longa sobre os produtos e serviços que elas oferecem, mas além de conseguirmos comprar comidas prontas, abaixo estão 10 coisas que você consegue fazer no konbini :
- Enviar e receber pacotes por correio.
- Imprimir, digitalizar
- Pagar as contas.
- Retirar dinheiro no ATM
- Tomar um café fresco, acabado de fazer na máquina.
- Comprar frutas e vegetais frescos.
- Comprar bebidas alcoólicas como cervejas e vinhos.
- Comprar roupa interior, meias, camisas etc.
- Usar um banheiro super limpo.
- Enviar fax.
Konbinis no Japão
Existem três cadeias de Konbinis que são consideradas as maiores, são eles 7-Eleven, Lawson e Family Mart. As menores são Circle-K, Sunkus, Ministop e Daily Yamazaki. Você irá encontrá-los na parte residencial da cidade e em estações de trens.
O primeiro konbini que abriu no Japão foi o Family Mart em 1973. Logo após, no ano a seguir abriu o Seven Eleven, que na época chamavam de York Seven.
As lojas de conveniência fizeram e fazem sucesso, pois desde esta época em que apareceram, muitas mulheres também passaram a trabalhar fora e a não terem muito tempo para fazer comida em casa ou até mesmo ir ao banco. Por isso é que hoje em dia conseguimos fazer muitas coisas nestas lojas.
Quantas vezes faltou algo em casa e fui lá buscar, às vezes até no meio da noite, por isto dizemos que os konbinis são muito convenientes, risos!
Abraços! Até a próxima!