Aniversário da Rendição do Japão
No dia 15 de Agosto é comemorado o aniversário da rendição do Japão, evento que marcou o fim da Segunda Guerra Mundial.
No dia 15 de Agosto de 1945, 6 dias depois o bombardeamento atómico de Nagasaki e depois de muita instabilidade politica interna ao governo, o Imperador Hirohito anunciou através da rádio ao seu povo que o Japão iria se render.
A rendição ocorreu mais de 10 anos após o início das operações militares na Manchúria na China, e quase 4 anos depois o ataque do Japão em Pearl Harbor no Hawaii – Estados Unidos da América. A assinatura do armistício ocorreu a 2 de Setembro de 1945, a bordo do navio de guerra Americano USS Missouri na baía de Tóquio, quando o general Umezu Yoshijiro assina o documento de rendição em nome do Japão.
Celebrações do Aniversário da Rendição do Japão
As celebração do aniversário da rendição do Japão decorre na baía de Tokyo e no Budokan Hall, e celebra a memória das pessoas vítimas da Segunda Guerra Mundial.
Nesta celebração pode se ver imensas flores crisântemo (Kiku), que é considerada a flor do Japão e que está presente no brasão da família imperial.
A estas celebrações comparecem milhares de pessoas, incluindo ainda veteranos da guerra bem como familiares das pessoas que combateram.
Santuário de Yasukuni
O Santuário Yasukuni (靖国神社 ou 靖國神社) é um santuário Xintoísta localizado em Chiyoda, Tóquio. Foi fundado pelo imperador Meiji em 1869 e homenageia as pessoas que morreram nas guerras ao serviço do Japão.
O santuário contém o livro das almas, que lista os nomes, origens, datas de nascimento e locais de morte de mais de 2.4 milhões de homens, mulheres e crianças, incluindo vários animais de estimação.
Só da segunda guerra mundial o livro deste santuário regista 2.133.885 pessoas que morreram a lutar pelo Japão.
Entre eles estão também criminosos de guerra condenados. Isso gerou muitas controvérsias em torno do santuário.
3 Filmes Japoneses quem tem de assistir sobre a Segunda Guerra Mundial
永遠 の 0 (Eien no Zero)
O filme se concentra no famoso avião de combate Zero do Japão. Começa nos dias atuais, com um japonês tentando aprender mais sobre seu avô Kyuzo Miyabe, que morreu como piloto kamikaze na segunda guerra mundial. Somos então levados de volta à vida de Kyuzo Miyabe em 1941, e vemos toda a sua história e dos seus companheiros pilotos que lutaram na batalha de Midway, no bombardeio em Rabaul e além.
Ano de lançamento: 2013
火 垂 る の 墓 (Hotaru no Haka)
Um dos mais conhecidos filmes do Studio Ghibli. “Túmulo dos Vaga-lumes” oferece uma visão artística – mas realmente sombria – de como a Segunda Guerra Mundial afetou os civis no Japão.
Este filme é mesmo triste… ele conta a história de duas crianças que lutam para sobreviver após o bombardeamento de Kobe, sua cidade natal. Com o “túmulo” no título pode sugerir, muitas pessoas morreram. E eles não morrem exatamente de maneiras agradáveis, uma vez que os sobreviventes ao bombardeamento acabariam por sofrer muito por causa da devastação causada pela guerra.
Ano de lançamento: 1988
風立ちぬ (Kaze Tachinu)
E por último mais um filme de animação também do Studio Ghibli.
Interessado em aprender a história por trás do famoso avião de combate Zero do Japão? “Vidas ao Vento” é um filme muito aclamado sobre Jiro Horikoshi – a pessoa que projetou o Zero.
Com uma bela animação melancólica, “Vidas ao Vento” narra a vida de Horikoshi entre 1918 e 1945. Este filme ao contrário dos anteriores tem uma perspetiva pacifista e admira a beleza do avião Zero, mas lamenta o uso dele em combate.
Ano de lançamento: 2013
Para saber mais sobre a Rendição do Japão:
Clique aqui para ver todos os nossos blog posts
Leia também acerca de outros festvais, tais como: