fbpx

20 Comidas Japonesas Deliciosas

Quando se fala em comida japonesa, pensamos logo em… sushi (寿司), claro! Apesar de ser muito popular em todo o mundo, o Japão não é só sushi (寿司) e tem muitas outras comidas que vale a pena conhecer e experimentar. Então decidi partilhar 20 Comidas Japonesas Delicioasas.

Na verdade, a culinária tradicional japonesa, conhecida como “washoku” (和食), é admirada e reconhecida internacionalmente e entrou até para a lista da Unesco como Patrimônio Imaterial Cultural, pela sua importância cultural e todas as qualidades que a tornam única.

Assim, hoje venho mostrar para vocês 20 comidas japonesas deliciosas que recomendo!

1 Ramen (ラーメン)

O ramen ou lámen ( ラ ー メ ン ) é um prato normalmente composto por um tipo de macarrão chinês, com ervas e legumes, e uma sopa com caldo à base de ossos de porco, peixe ou frango.

Para saber mais algumas curiosidades sober Rames vejam o post:

10 Curiosisdades Sobre o ラーメン Ramen

20 Comidas Japonesas Deliciosas
20 Comidas Japonesas Deliciosas

2 Gyoza (ギョーザ)

Essa comida consiste tipicamente de um recheio de carne picada de porco e/ou de legumes dentro de um fino invólucro de massa. Suas extremidades são seladas com pressão e depois é cozido ou frito.

Você sabia que o pastel de feira que hoje temos no Brasil é uma adaptação do gyoza japonês e dos rolinhos primavera? Isso, mesmo! Foram os descendentes de imigrantes japoneses que adaptaram a receita original na década de 1940.

3 Yakisoba (焼きそば)

Yakisoba (焼きそば) significa literalmente “macarrão de sobá frito” e é composto por macarrão, verduras e legumes, que podem ou não ser fritos juntamente com o macarrão, e aos quais se acrescenta algum tipo de carne, como pedaços de frango, vaca ou porco.

É um prato muito comido, principalmente em festivais (Matsuri).

20 Comidas Japonesas Deliciosas
20 Comidas Japonesas Deliciosas

4 Okonomiyaki (お好み焼き)

Okonomiyaki ( お好み焼き ) é um tipo de panqueca frita japonesa, com bastantes ingredientes. Além de ovos e farinha, o okonomiyaki (お好み焼き) tem em sua receita legumes, como couve, cebola ou repolho picado, e carne ou bacon. Na verdade, cada pessoa pode escolher os ingredientes que desejar, já que okonomi significa “o que você quer”.

Os melhores Okonomiyakis estão em Osaka e em Hiroshima, mas há uma diferença entre os dois. Nos de Osaka, todos os ingredientes são misturados primeiro e depois grelhados. Já os de Hiroshima, grelham a massa (bem fina) primeiro e depois acrescentam os ingredientes por cima em camadas. Além disso, na receita de Hiroshima contém também um macarrão na base. 

5 Yakitori (焼き鳥)

Yakitori (焼き鳥) significa frango grelhado e é um dos pratos mais populares dos festivais japoneses. Trata-se de um espeto de frango grelhado na brasa e habitualmente é acompanhado de molho tare – um molho agridoce típico do Japão. Há muitos restaurantes dedicados ao Yakitori, e neles podemos encontrar esses espetos de vários tipos. 

20 Comidas Japonesas Deliciosas
20 Comidas Japonesas Deliciosas

6 Karaage (から揚げ)

Esse prato é basicamente frango frito japonês, muito consumido no Japão, e é altamente crocante por fora e macio por dentro. O que dá um sabor especial é o tempero onde estão incluídos alho, gengibre, saquê (日本酒) e shoyu (しょうゆ).

7 Udon (うどん)

Udon (うどん) é macarrão grosso, feito de farinha de trigo, sal e água. Pode ser servido em uma variedade de maneiras e, por isso, é muito versátil. É também saudável e de baixo custo.

20 Comidas Japonesas Deliciosas
20 Comidas Japonesas Deliciosas

8 Katsudon (カツ丼)

Katsu (かつ) é a abreviação de tonkatsu (とんかつ), que significa costeleta de porco, e don (どん) é a abreviação de donburi ( どんぶり ), que significa pratos servidos em tigela com arroz. Assim, esse prato consiste de uma tigela de arroz coberto com costeleta de porco empanada, envolto por ovo (bem cozido ou não) e temperado com molho próprio.

Katsu ( かつ) também possui o significado de vencer. Como muitos japoneses são supersticiosos, costumam comer Katsudon ou Tonkatsu (na foto mais abaixo) para obter mais sorte em vencer algum jogo, exames/testes da escola etc. 

9 Gyudon (牛丼)

Gyudon (牛丼) significa literalmente “tigela com carne” e consiste em uma tigela de arroz coberta com carne bovina e cebola cozidos em um molho levemente adocicado. Por ser uma comida deliciosa e barata, é muito consumida no Japão.

20 Comidas Japonesas Deliciosas
20 Comidas Japonesas Deliciosas

10 Soba (そば)

Soba (そば) é um tipo de massa alimentícia japonesa feita à base de farinha de trigo sarraceno e que se pode misturar com outros ingredientes. A palavra “soba” significa “trigo sarraceno”, porém também é utilizada como denominação genérica para “macarrão oriental”, exceto udon (うどん) e somen (素麺).

11 Tempura (天ぷら)

Esse prato é um clássico japonês, apesar de a receita ter sido trazida para o Japão por jesuítas portugueses. Consiste de pedaços fritos de vegetais ou mariscos, como camarão, envoltos num polme fino. Fica pronto muito rápido e é muito crocante.

20 Comidas Japonesas Deliciosas
20 Comidas Japonesas Deliciosas

12 Dorayaki (どら焼き)

Dorayaki ( どら焼 き ) é um doce japonês, uma espécie de panqueca que pode ter vários recheios, mas os mais populares são de creme e doce de feijão vermelho. É o lanche predileto de um dos mais famosos personagens japoneses: Doraemon (ドラえもん), vocês já viram? 

13 Ichigodaifuku (いちご大福餅)

Esse doce é uma combinação de mochi (餅 pasta de arroz sovado), pasta de feijão vermelho e morango fresco e é uma variação do daifuku mochi (大福餅), que não leva o morango.

A versão com morango pode ser encontrada entre o inverno e primavera, de dezembro a abril,  que é quando os morangos estão mais sabororos. 

20 Comidas Japonesas Deliciosas
20 Comidas Japonesas Deliciosas

14 Takoyaki (たこ焼き)

Takoyaki (たこ焼き) é um popular bolinho redondo japonês que mais se parece com uma panqueca temperada feita com uma massa muito mole, quase líquida, e frita em uma chapa especial para Takoyaki (たこ焼き). Normalmente ele é recheado com pedaços cortados ou um polvo pequeno inteiro.

Tako significa polvo e yaki significa frito. 

15 Curry (カレー)

O curry japonês, ou kare raisu (カレーライス) no Japão, é feito a partir do curry (karê カレー) e é consumido junto com o arroz no mesmo prato, ou seja, é uma refeição completa. Esse molho é delicioso e encorpado.

Há restaurantes dedicados somente a este prato onde poderemos encontrar curry com queijo, com tonkatsu, de frango, legumes, entre outras versões. 

20 Comidas Japonesas Deliciosas
20 Comidas Japonesas Deliciosas

16 Tonkatsu (とんかつ)

O tonkatsu ( とんかつ ) é carne de porco empanada e frita. Na verdade, tonkatsu (とんか つ ) significa literalmente “costeleta de porco”. Se não gostar de carne de porco, tem também de frango e chama-se “chikin katsu“ (チキンカツ).

Como mencionado no Katsudon, o Tonkatsu também é um prato muito comido com o objetivo de obter sucesso, por causa do nome conter Katsu que significa vencer. 

17 Yakiniku (焼肉)

Yakiniku (焼肉), também chamado de churrasco japonês, é feito com fatias de carne finas ou legumes em churrasco. Em muitos restaurantes tem uma grelha na mesa e grelhamos os legumes e carne à vontade.

Muitos dos restaurantes de Yakiniku, pagamos um preço fixo e podemos comer carne e legumes a vontade. 

20 Comidas Japonesas Deliciosas
20 Comidas Japonesas Deliciosas

18 Sukiyaki (すき焼き)

O sukiyaki (すき焼き), ou ensopado japonês, é um prato japonês tipicamente preparado à mesa conforme se vai comendo. As pessoas vão servindo a si mesmas à medida que os ingredientes são cozidos. O sukiyaki (すき焼き) é um cozido que leva os seguintes ingredientes: carnes fatiadas bem finas, verduras, udon (うどん), cogumelos, konnyaku (こんにゃく) e ito konnyaku (糸蒟蒻), kamaboko (蒲鉾), entre outros.

19 Onigiri (おにぎり)

Esse é um bolinho de arroz japonês geralmente em forma de triângulo, ou de forma ovalada envolto por uma folha de nori (海苔), folha de alga. Para além de ser muito nutritivo, é também muito versátil, pois pode ter vários recheios e ser feito com diferentes tipos de arroz.

Por ser muito prático, muitos japoneses levam Onigiri na marmita e comem com as mãos. É possível encontrarmos nas lojas de conveniência e em supermercados embrulhados cada um em um plástico fácil de tirar  e que mantém a alga crocante e saborosa. 

20 Comidas Japonesas Deliciosas
20 Comidas Japonesas Deliciosas

20 Nikuman (肉まん)

Nikuman (肉まん) é o nome japonês do baozi (包子) chinês, feito de massa de farinha e recheado com carne de porco moída cozida, carne bovina ou outros ingredientes, e depois é cozido à vapor. É facilmente encontrado em barracas de rua e lojas de conveniência (konbini コンビニ).

Incrível toda a variedade que existe na culinária japonesa, não é mesmo?

Vocês já provaram alguns desses pratos?

Quais aqueles que têm maior curiosidade de experimentar?

O que achou desta lista de 20 Comidas Japonesas Deliciosas?

Partilhe este post com os amigos. Tenho certeza de que quando visitar o Japão irá querer provar todas essas delicias! 

20 Comidas Japonesas Deliciosas

Partilhe este Post:

Os Mais Recentes Posts

Quer aprender Japonês?

Grátis

Workshop de Hiragana e Katakana ao Vivo

Workshop de Hiragana e Katakana - Pode rever todas as aulas de hiragana e katanaka e ainda tem acesso aos documentos para baixar e pode fazer os exercícios disponíveis em cada aula.

Grátis

Testes de Treino Para Exame JLPT N5

Em breve poderá fazer testes de treino para o exame de proficiência da língua Japonesa JLPT N5

GRÁTIS
Japonês Por Situação

Japonês Por Situação

Neste curso vamos aprender o que poderá dizer em situações do dia a dia. Durante as próximas semanas serão adicionadas novas aulas a este curso! Fique atento!

1 comentário em “20 Comidas Japonesas Deliciosas”

  1. Ederson Luis Takenaka

    Espetáculo todas as comidas japonesa,sou suspeito em dizer! 👏👏👏👏👏👏❤️👍

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *