Setsubun - Mamemaki - Início da primavera
Setsubun – Mamemaki – Início da primavera – é o dia que separa uma estação da outra, ou seja em que nos despedimos do inverno e comemoramos a entrada da primavera. Este dia é comemorado com um ritual chamado de “Mamemaki” em que é habitual jogar grãos de soja para purificar a casa e expulsar os maus espíritos.
Geralmente os Japoneses comemoram no dia 3 de Fevereiro mas neste ano será no dia 2 de Fevereiro, um dia antes do que nos outros anos. A razão é que o período orbital (o período durante o qual a Terra gira em torno do Sol) mudou, sendo assim é a primeira vez em 124 anos que será comemorado a 2 de fevereiro!
Setsubun 節分
O nome significa “separação das estações”, mas o termo normalmente se refere à primavera, apropriadamente chamado de Risshun (o início da primavera).
Faz parte do Festival da Primavera (春祭 haru matsuri). Setsubun da primavera foi e talvez ainda seja considerado por alguns o Ano Novo Lunar no calendário.
Tem suas origens em tsuina (追儺), um costume chinês introduzido no Japão no século VIII. Embora originalmente praticado como parte das tradições das famílias para se preparar para a primeira temporada do ano novo, Setsubun é agora celebrado principalmente em vários santuários xintoístas, templos budistas e comunidades de gueixas.
Mamemaki 豆撒き
O Mamemaki é feito para espantar os maus espíritos. Alguém da família, geralmente o pai, veste-se de “Oni” (demónio) e outros membros da família jogam grãos de soja e dizem “Oni wa soto! Fuku wa uchi!” 鬼は外!福は内 (Demónio e má sorte para fora! Sorte para dentro de casa!)
A soja é considerada pelos japoneses como um símbolo para purificação e expulsão dos maus espíritos. Após o Mamemaki, cada um come a quantidade de grãos de soja torrada correspondente a idade para ter sorte.
Ehoumaki 恵方巻き
Além deste ritual, as pessoas costumam comer Ehoumaki, que tem o mesmo formato do “Makizushi”, mas é um sushi especial feito com uma folha inteira de nori (alga seca) para atrair a sorte.
O Ehoumaki não pode ser cortado em fatias e tem aproximadamente 12 cm, pois cortar também significa estar a cortar a sorte.
Origens do Mamemaki e Oni
A origem do Mamemaki está na cerimônia chamada Tsuina ou Oniyarai que era realizada na casa do imperador do período Heian (794 a 1185) no final de inverno.
Segundo uma antiga lenda, uma senhora tenta roubar alguma coisa de um velho. Porém a figura do velho está disfarçado do Oni (demônio) que tem o poder de se disfarçar de ser humano.
Quando o velho viu que estava sendo roubado, acabou revelando sua verdadeira forma de demônio. Com o susto, a velha apanhou grãos de soja que era a primeira coisa que estava perto dela e atirou-os no demônio.
Portanto é esta a orrigem do Mamemaki, dia em que se joga grãos de soja para expulsar o demônio, o mal e a má sorte e para trazer a sorte.
Celebrar o Mamemaki em casa
Geralmente as famílias compram as mascaras de demônio no mercado, mas se não estiver no Japão, pode baixar a mascara por este site, imprimir e recortar.
Site para baixar mascara:
Então geralmente o pai da família disfarça-se com essa mascara e vai assustar as pessoas, que por sua vez atiram soja torrada para cima do demônio.