Festival Tanabata 七夕 Dia 7 de Julho
Festival Tanabata 七夕 Dia 7 de Julho
O verão no Japão é uma época de festas, e como a data de dia 7 de Julho se aproxima, as pessoas começam a preparar-se para o Festival Tanabata 七夕 .
Tal como muitas das celebrações no Japão estão ligadas a mitos e lendas, o Festival do Tanabata também não é exceção.
É chamado o festival das estrelas, que tem origem no festival de Qixi da cultura Chinesa, que ocorre na sétima noite do sétimo mês do ano.
Dia 7 de Julho é o único dia que a princesa Orihime (織姫) e o príncipe Hikoboshi (彦星) se encontram e realizam os desejos escritos em tiras coloridas que estão pendurados nos bambus.
A Lenda de Tanabata 七夕
A lenda conta que a Princesa Orihime (織姫) estaria tão ocupada, tecendo roupas para o seu pai Tentei (天帝) o “Senhor Celestial”, e não teria tempo para procurar a sua alma gêmea.
Então seu pai decidiu apresentar para ela um belo rapaz Hikoboshi (牽牛), pastor do gado (Kengyu 牽牛), acreditando que este seria o par ideal para ela. Eles se apaixonaram imediatamente e decidiram casar logo.
Orihime e Hikoboshi ficaram tão distraídos com o amor que sentiam um pelo outro, tanto que acabariam por deixar de lado o trabalho que faziam antes de se casarem.
O pai de Orihime furioso com a irresponsabilidade dos dois, forçou-os a separarem e enviou cada um deles para o lado oposto da Via Láctea.
Devido ao afastamento da pessoa que ela amava, Orihime acabou por se sentir de coração partido, e como tal seu pai então comovido pelo amor dos dois decidiu que eles poderiam se encontrar apenas uma vez por ano. Esse encontro ficou então marcado para o sétimo dia do sétimo mês de cada ano. E como tal o restante do tempo durante o ano, eles teriam que se dedicar ao trabalho.
Então no dia em que finalmente os dois podem se encontrar, um bando de pássaros pega formam uma ponte nos céus para que possam atravessar e ficar juntos. Mas se nesse dia chover, diz a lenda, que os pássaros não serão capazes de formar a ponte, sendo que então nesse ano os dois amantes não poderão se encontrar ficando assim adiado o seu encontro para o ano seguinte.
Desejos em Papel Tanzaku (短冊)
Quando o Tanabata foi introduzido no Japão vindo da China, no período de Heian (794-1185), os membros da côrte imperial escreviam poemas enquanto admiravam as estrelas e celebravam o amor entre Orihime e Hikoboshi. Só mais tarde, durante o período de Edo (1603-1868) é que este festival começou a ser celebrado pelo povo Japonês. Foi durante este periodo que começou a tradição de escrever os desejos em tanzaku (短冊) (papeis coloridos) que seriam pendurados em rancos dos troncos de bambu.
As pessoas começaram então a escrever os seus desejos e a pendura-los, esperando que os seus sonhos se realizassem.
Tradições Que Se Mantem
Hoje em dia as pessoas celebram este dia escrevendo os seus desejos, as vezes até em forma de poema, em tanzaku (短冊) que são pequenas tiras de papel colorido, e depois penduram-nas em rancos de bambu. Os bambus juntamente com as decorações são por vezes postos a flutuar nos rios ou são também queimadas à meia noite do dia do festival ou até mesmo no dia seguinte.
Muitos festivais são feitos em vários lugares do Japão, geralmente em estradas nos centros das cidades, as quais são decoradas com grandes serpentinas coloridas. Uma das mais famosas é o festival em Sendai, que se realiza entre 6 e 8 de Agosto. Na região de Kantō, dois dos maiores festivais Tanabata são feitos em Hiratsuka Kanagawa em torno do dia 7 de Julho e o outro em Asagaya Tokyo imediatamente após o feriado de Obon em meados de Agosto.
Além disso também é realizado este festival em São Paulo no Brasil geralmente durante o primeiro fim de semana de Julho. Também em Los Angeles na Califórnia é celebrado o festival no início de Agosto.
Apesar de os fetivais variarem de região para região, a maioria deles incluem competições de decoração bem como desfiles de grupos. Tal como é normal em festas Japonesas, pode-se encontrar sempre muitas barraquinhas de venda de comidas de rua bem como jogos tradicionais, tudo isto somando ao ambiente de festa.
A Disneyland de Tokyo geralmente celebra o Festival Tanabata com um desfile onde pode-se ver a Minnie como sendo a Orihime e o Mickey como o Hikoboshi.